É projectista e quer saber de forma rápida a espessura de isolamento térmico a usar no seu projecto? Vai construir a casa dos seus sonhos e quer ter a certeza que usa a melhor solução custo-benefício?
Há muitas soluções construtivas no mercado, mas a verdade é que enquanto consumidores muitas vezes sentimo-nos perdidos…E sim, há vantagens e desvantagens em cada solução. O projectista deve avaliar dezenas de factores por forma a propor a solução mais adequada para a sua situação em particular. Factores como a localização do edifício, a tipologia, a utilização, a orientação solar, a arquitectura, a geometria, os materiais e cor de revestimento seleccionados… são uma infinidade de factores que influenciam o tipo de isolamento utilizar, a espessura, etc…

É difícil responder as estas questões numa fase preliminar de pré-dimensionamento em que, muitas vezes, é necessário fazer uma estimativa orçamental e um levantamento de todos os principais materiais a utilizar. Para que seja um pouco mais simples apresentamos algumas informações que ajudarão numa fase inicial de projecto e orçamentação.

A informação é de fácil interpretação…Por forma a abranger as soluções construtivas mais comuns em Portugal são apresentados 12 pormenores construtivos mais representativos da realidade nacional. Nestes pormenores existem desde soluções de cobertura plana a soluções de parede isolada termicamente pelo interior.

Para além de definir qual o local onde o isolamento irá ser colocado é fundamental saber onde está situado o edifício. Qual a sua localização?

Como é simples de compreender o clima é completamente diferente em Bragança e no Algarve. A necessidade de aquecer e arrefecer é diferente nestes dois pontos do país. Por isso Portugal está dividido em 3 zonas climáticas para o Inverno (necessidade de aquecer) e 3 para o Verão (necessidade de arrefecer).

A primeira pergunta a responder é: Em que zona está localizada o meu edifício, projecto ou obra?

Geralmente, por vários motivos técnicos, o pré-dimensionamento realiza-se para o aquecimento e portanto é necessário identificar em que zona climática de inverno se encontra o edifício.

Mapa Zonas Climaticas

Clique aqui e poderá descarregar a tabela que relaciona a localização do edifício com a zona climática.

Identificada a zona apenas terá que analisar qual o elemento construtivo onde quer aplicar o isolamento térmico e seguir o esquema abaixo

Descicao dos Elementos Construtivos

O último passo é verificar no quadro seguinte a espessura indicativa de acordo com a legislação nacional actual (o REH – Regulamento de Edifícios de Habitação)

Brochura-Iberfibran_FINAL

Para as paredes e pavimentos em contacto com o solo o dimensionamento da espessura a utilizar depende da profundidade a que se encontram estes elementos, bem como de alguns outros factores, como a relação entre a área e o perímetro do edifício. Assim, por forma a simplificar apresenta-se um intervalo de valores de referência.
Com estes quadros e tabelas é agora muito mais simples e rápido saber qual a espessura indicativa a utilizar de isolamento térmico nos vários elementos construtivos.
E não precisa de fazer TODO o cálculo térmico…

document Problemas no tecto da sua casa? 4 passos para o REABILITAR

Guia Rápido
Problemas no tecto da sua casa? 4 passos para o REABILITAR.

Descarregue o documento