Certamente que fazer a renovação do telhado da sua casa é muito menos glamoroso que escolher uma nova sala de jantar, ou escolher o design da mobília do quarto. No entanto, a renovação de um telhado é das decisões mais importantes que irá tomar durante a vida útil da sua casa. Depende se o seu telhado tem infiltrações e quão depressa estas podem danificar o seu edifício ou a sua casa, e se pretende ou não criar melhores condições de conforto interior. Na renovação de um telhado é essencial que se reconheçam os pontos críticos e também os possíveis pontos perigosos, por forma a ser possível construir uma cobertura sustentável.
Enquanto decide quais as telhas a usar e qual o acabamento interior, por favor esteja atento aos três factores-chave abaixo, pois estes são cruciais para conseguir uma casa confortável e uma cobertura eficiente.
1. Estanquidade
Para além de ser a área do edifício mais exposta, a cobertura tem a responsabilidade de proteger o edifício da chuva e infiltrações. Além disso, tem um papel importante na durabilidade dos materiais aplicados no edifício. Apesar das infiltrações serem a mais frequente causa para se intervir no telhado, as suas manifestações, como mofos ou bolores são muito prejudiciais à saúde, e antecedem a infiltração visível. Antes de avançar para a reabilitação do telhado deve-se cuidadosamente identificar as causas da, ou das infiltrações. A infiltração é causada por um dano numa telha? Ou por uma perfuração no filtro permeável ao vapor? Ou é consequência de condensações que ocorrem devido a um má construção ou a um ineficiente isolamento térmico? Assim que a causa da infiltração for encontrada deve ser devidamente eliminada.
Dica: Quando substituir o seu telhado deve considerar uma ripa adequada e de preferência perfurada, bem como o garantir a altura suficiente da contra-ripa para garantir uma boa ventilação. A ripa e contra-ripa devem ser instaladas acima de uma folha permeável ao vapor e resistente à água. Esta deve ser resistente ao calor e ao frio e tem que garantir um tempo de vida pelo menos igual ao das telhas.
Outra ressalva importante: a principal característica desta folha é a espessura da sua camada funcional, a qual garante a eficiência da folha, e não a espessura da folha por si só.
2. Isolamento térmico no telhado
A utilização do espaço debaixo do telhado, designado muitas vezes por sótão, pode ser uma óptima forma de aumentar o espaço útil…não fossem as más condições de habitabilidade destes espaços. Mas estes espaços serão assim tão desconfortáveis? Apenas se não forem isolados devidamente e nesse caso terão condições de utilização insustentáveis. Se usar isolamento térmico suficiente e bem aplicado, o seu sótão ficará protegido das condições climáticas exteriores e manterá um ambiente agradável ao longo de todo o ano. Pode ler mais sobre o papel do isolamento térmico na qualidade de vida sob o telhado aqui.
Ameaças: No Verão a temperatura na superfície do telhado é muito alta e pode ultrapassar os 80ºC. Se o edifício não possuir isolamento térmico ou se este estiver mal aplicado, o calor rapidamente se transfere para o espaço útil, para o sótão. Também em dias ventosos, em que há uma aceleração do fluxo de ar na estrutura do telhado, a temperatura muda quase instantaneamente. Esta é a razão pela qual terá que suportar temperaturas elevadas no verão e baixas no inverno todos os dias, fazendo desaparecer o dinheiro dos seus bolsos devido aos elevados custos energéticos.
3. A sequência e o tipo de camadas no telhado
A durabilidade do seu telhado depende muito da escolha de um sistema de cobertura adequado e da qualidade da sua aplicação. Isto significa que deve escolher cuidadosamente os materiais e considerar a correcta sequência da sua aplicação, assim como os detalhes específicos da correcta renovação do seu telhado, pois eles são cruciais para a qualidade da cobertura. Com certeza que não quer descobrir, pouco tempo depois da renovação, que o telhado tem fugas e infiltrações, e que apesar de uma camada de isolamento térmico adequada está a perder muita energia… e que as condições de conforto interior no verão são insuportáveis, ou que o seu elevado investimento está a ser devorado por roedores que alegremente se instalaram na sua cobertura…
Poderá querer saber e usar as mesmas regras de construção das casas passivas e usá-las como guia de orientação para a renovação do seu telhado. Aliás, estas regras serão obrigatórias por imposição da legislação europeia já a partir de 2020 para edifícios novos. Elas enfatizam a importância da eficiência energética dos edifícios, e naturalmente do telhado. Se considerar uma renovação adequada do telhado pode obter o conforto de uma casa passiva já hoje. Uma renovação do telhado adequadamente planeada e realizada, também protegerá sua casa de outros problemas já mencionados.
Para prevenir ganhos de calor no verão e perdas no inverno, a regulamentação futura, depois de 2020 irá prever telhados com camadas de isolamento térmico na ordem dos 20 cm (nas zonas mais desfavoráveis de Portugal). Como camadas de isolamento desta espessura não são fáceis de aplicar deve recorrer-se à instalação por cima e por baixo das vigas. Aqui está um exemplo:
- Revestimento cerâmico (telha)
- Canal de ventilação – contra-ripas perfuradas acima da cobertura e de preferência sobre folha reflectora permeável ao vapor
- Isolamento térmico XPS
- Isolamento térmico de lã de rocha entre as ripas, cobertas com uma membrana de regulação de humidades
- Isolamento ETICS revestido com argamassa como nas paredes, com uma fina camada
Dica: Alguns peritos em coberturas poderão considerar excessivo o seu desejo de ter uma cobertura com requisitos de uma casa passiva. Talvez também a si lhe pareça demais, mas afinal de contas é você que vai usar o espaço abaixo da cobertura. Com certeza, não irá querer pagar uma aplicação inadequada que irá assombrá-lo para toda a vida.