Quantas vezes já ouviu esta frase? Talvez de um amigo, um familiar ou até de um vizinho? Infelizmente não é assim tão raro. Muitos edifícios foram construídos sem qualquer cuidado com o isolamento térmico e alguns anos ou mesmo meses depois os problemas começam a surgir…

Esse tipo de problema é um pesadelo, porque traz várias questões de habitabilidade e pode comprometer a saúde de toda a família. Problemas respiratórios, principalmente em pessoas, mais sensíveis como idosos e crianças, e alergias podem desenvolver-se devido à presença desta patologia. A presença de mofos e bolores permite o aparecimento de ácaros e parasitas que fazem mal à nossa saúde.

Além disso, traz uma questão estética… Consegue imaginar comprar uma casa e depois de algum tempo começarem a aparecer manchas de bolor por todo o lado?

Normalmente, esta evidência é consequência de vários erros, não apenas na construção, mas também na fase de projecto. Isto acontece em pontos críticos em que o isolamento térmico, provavelmente, não foi aplicado, foi aplicado com espessura insuficiente ou foi aplicado incorrectamente.

Também pode aparecer onde há produção significativa de vapor de água e uma ventilação deficiente, como por exemplo em piscinas interiores aquecidas. Felizmente (ou não), não é muito comum ter uma piscina aquecida no interior de uma casa de habitação.

Cada vez mais os projectistas e construtores estão cientes dessas questões e usam técnicas, materiais e procedimentos para evitar este tipo de patologias graves.
Então, o que fazer na fase construtiva?
Garantir que todo a envolvente do edifício é bem isolada termicamente.

Imagine que está no topo de uma montanha e há neve por toda parte. Imagine que tem vestido um casaco muito quente, calças e botas adequadas, que o protegem do frio.

Perfeito, pensa para si. É verdade, mas se não colocar um gorro ou um carapuço irá literalmente congelar, porque todo o seu calor interno sairá exactamente por essa parte do seu corpo. O mesmo se passa com um edifício… simplesmente não pode deixar uma parte do edifício sem isolamento térmico. Se isso ocorrer, este ponto será muito mais problemático e trará não apenas problemas de eficiência energética, mas também de condensação e, após algum tempo, apareceram bolores, humidades e outras patologias.

Não é difícil perceber que, se está cercado de neve e temperaturas frias, não pode usar um casaco fino de algodão. Você precisa de roupas quentes de tecido grosso que podem protegê-lo e manter sua temperatura corporal interna.
Por que é tão difícil relacionar esta ideia aos edifícios?
Em novos edifícios, a regulamentação de cada país é muito clara e, de acordo com vários factores como a localização, o tipo, a altitude e o elemento de construção, os projectistas podem apresentar cálculos detalhados e desenhos onde é fácil saber qual, como e onde o isolamento térmico deve ser aplicado.

Requisitos mais exigentes virão após 2020 com os edifícios de baixo consumo energético e isso irá melhorar a eficiência energética dos edifícios, mas também o conforto e a qualidade de vida no seu interior.

Nos edifícios a reabilitar a legislação, geralmente, não é tão exigente. Há diferenças significativas quando se trata de uma reabilitação… talvez a mais relevante seja que muitas vezes não é possível isolar este tipo de edifícios por fora. Nestes casos, deverão ser seleccionadas com muito cuidado as várias camadas do sistema de isolamento a partir do interior e garantir que não ocorrem condensações ou fugas de calor.

E o que fazer se na casa onde vive começam a aparecer humidades e bolores?

Normalmente, você só quer resolver o problema rapidamente… então limpa o tecto, a parede ou a zona onde se visualizam estes fenómenos, com água e depois simplesmente pinta. Mas isso não resolverá o problema.

CONSELHO DE PERITO

O que você precisa fazer é consultar um especialista. Ele identificará a causa e proporá uma solução técnica correcta.

Normalmente, como dito antes, a causa destes problemas é a falta de isolamento térmico e isso pode ser resolvido facilmente… no entanto, se você vive num apartamento de um edifício multifamiliar não pode fazer alterações por fora… sem autorização de todo condomínio.

Assim, o perito aconselhá-lo-á:

  • Limpar o tecto, parede ou área com uma solução morna de água e 10% de hipoclorito de sódio
  • Aplicar o isolamento térmico de espessura adequada colado ao elemento ou fixo em uma estrutura metálica adicional
  • Revestir com placas de gesso (gesso cartonado) e revestimento final.

Procura a solução mais adequada para o seu problema de humidade e bolor? Deseja saber um pouco mais sobre como isolar pelo interior? Encontre mais informações num artigo gratuito que pode descarregar aqui.

document Isolamento pelo interior: uma maneira rápida e eficiente de reduzir custos energéticos

Guia Rápido
Isolamento pelo interior: uma maneira rápida e eficiente de reduzir custos energéticos.

Descarregue o documento