Todos temos a noção do frio e do calor, todos gostamos de estar confortáveis nas nossas casas, escritórios ou escolas. Essa sempre foi uma necessidade humana e naturalmente o homem foi evoluindo e resolvendo esta questão de formas cada vez mais eficientes.
Chegados ao século XXI as exigências são muito mais elevadas e os consumos energéticos para nos aquecermos e arrefecermos também. Mas a tecnologia na construção também foi evoluindo e hoje há soluções, quer ao nível dos equipamentos, quer ao nível das soluções construtivas com índices de desempenho muito elevados.
Uma das soluções que permite optimizar de forma muito perceptível a qualidade e conforto térmico dentro dos edifícios é o isolamento térmico pelo exterior (ETICS). Esta solução, para além de ser utilizada em obra nova é também muito utilizada em reabilitação. Actualmente, em Portugal representa já mais de 5.000.000m2 de fachadas, o que demonstra bem o reconhecimento do sector e da comunidade em geral. Mas afinal quais as grandes vantagens do ETICS?
1. Aumenta a área útil
Ao utilizar apenas uma fiada de tijolos ou blocos o sistema ETICS permite reduzir a espessura da parede exterior. Dessa forma a área útil aumenta e traz uma vantagem quer ao investidor quer ao utilizador. E ao preço que o m2 está actualmente nas principais zonas urbanas portuguesas estes centímetros adicionais podem representar alguns milhares de euros. Devemos optimizar esta vantagem seleccionando isolamentos térmicos de alto desempenho como o XPS cuja resistência térmica é das mais elevadas possíveis.
2. Usa a inércia térmica
O facto do isolamento térmico se colocar por fora da parede exterior de alvenaria permite que a massa desta seja utilizada como amortecedor térmico. Este fenómeno chama-se inércia térmica e desta forma a temperatura interior é mais constante. Para se perceber melhor, depois de desligar o aquecimento como as paredes estão a uma temperatura elevada vão libertar essa energia para o espaço interior que entretanto vai arrefecendo. Assim, mantemos uma temperatura interior com menos oscilações.
3. Elimina pontes térmicas e reduz o risco de condensações interiores
Ainda pelo facto de se aplicar o isolamento por fora são corrigidas todas as pontes térmicas. Os elementos construtivos têm diferentes características nomeadamente de transmissão de calor e como tal fazem-no de forma diferente. É fácil entender que se estiver muito bem agasalhado mas estiver descalço o calor tenderá a “fugir” por aí…ou seja os pés seriam a sua ponte térmica. Agora imagine que veste um fato-macaco respirável de algodão que o envolve completamente deixando apenas os olhos (janelas do edifício) … A ideia do isolamento térmico pelo exterior é semelhante.
Por outro lado, como reduz o risco de condensações contribui de forma significativa para o não aparecimento de bolores e humidades tão prejudiciais à saúde.
4. Não sobrecarrega a estrutura
O facto de ser uma solução leve é muito relevante, principalmente, em situações de reabilitação. Nestes casos a estrutura poderia não estar capaz de resistir ao aumento de carga inerente ao facto de se aplicarem materiais adicionais. Em edifícios novos o facto de não haver necessidade de colocar duas fiadas de tijolo ou bloco permite também diminuir as cargas e com isso diminuir a capacidade resistente da estrutura e consequentemente a quantidade de aço (armaduras) no betão armado ou mesmo em estruturas metálicas.
5. Melhora da impermeabilidade das paredes
O sistema é constituído pelo isolamento térmico e por uma série de camadas subsequentes que lhe conferem uma boa impermeabilidade, protegendo desta forma os panos de alvenaria.
6. Protege os materiais e elementos estruturais
Protege os materiais que constituem a parede como tijolos, blocos e betão e garante que estes não estão expostos às variações térmicas exteriores nem a agentes atmosféricos agressivos.
7. Melhora do conforto térmico no Inverno e no Verão
O sistema tem como principal missão isolar termicamente um edifício e como tal permite garantir um melhor conforto interior em todas as estações do ano.
8. Economiza energia e respeita o meio ambiente
O facto de o sistema vir melhorar o desempenho energético do edifício é uma das suas grandes vantagens, nomeadamente em situações de reabilitação em que o edifício inicial seria muito provavelmente deficitário neste campo. Com esta solução não é necessário gastar tanta energia para climatizar, nomeadamente para aquecer e portanto poupa-se energia e diminuem-se as emissões dos gases com efeito de estufa.
9. Permite reabilitar sem desalojar
Considerando que o sistema é todo aplicado por fora do edifício e que inclusive há soluções para os remates eficientes nas janelas e portas não há a necessidade de sair da sua casa ou de desalojar eventuais moradores. Isto facilita muito a obra, e como é óbvio, diminuiu os incómodos que uma obra inevitavelmente traz.
10. Permite uma renovação estética e reparação de defeitos
O objectivo principal é fazer o isolamento térmico pelo exterior, mas em simultâneo permite uma intervenção na fachada mais abrangente. O sistema permite uma grande melhoria estética e constitui uma oportunidade para corrigir algumas anomalias ou patologias da fachada existente.