Apesar da construção da sua nova casa ter sido planeada cuidadosamente, pode posteriormente perceber que ainda assim precisa de espaço adicional. Talvez um membro da família mude de trabalho e de repente o espaço de garagem deixe de ser suficiente. Ou, você decide ter um hobby e precisa de mais espaço interior para trabalhar sem bater nas paredes. Talvez o que deseja mesmo é conseguir sentar toda a sua família nos almoços festivos de domingo numa grande mesa e não o consegue fazer na sala de jantar onde só cabem metade das pessoas.

Mesmo sendo uma extensão da sua casa esta parece ser a melhor solução e não deve descurar a sua correcta execução e construção.
Isolamento térmico na cobertura invertida de uma garagem aberta? Não faz sentido nenhum. Ou será que faz?
Já discutimos os tópicos básicos e benefícios de uma cobertura invertida. À primeira vista, uma camada de isolamento térmico para proteger a camada de impermeabilização, típica das coberturas planas invertidas, parece muitas vezes um custo adicional desnecessário quando se constrói um anexo ou uma extensão de garagem aberta e não aquecida. Para qualquer investidor prudente, que gere cautelosamente a empreitada da sua casa com um orçamento limitado, este será um item a ser riscado sem grande hesitação, resultando na implementação de um sistema tradicional de cobertura. Seguindo o princípio de que menos é mais acreditará que pode manter o carro seco a carteira cheia. Infelizmente, o que parece ser a solução óbvia não é, necessariamente, a solução ideal. Comparando a solução tradicional de uma cobertura com uma cobertura plana invertida esta tem, mesmo neste caso, duas grandes vantagens:

  • Proporciona durabilidade excepcional à cobertura, pois protege a camada de impermeabilização, normalmente instalada na superfície exterior do tecto, com uma camada adicional de espuma de poliestireno extrudido (XPS);
  • A estrutura sólida deste material, XPS, permite que a superfície da cobertura seja utilizada para outras actividades como um pequeno jardim, um pátio ou um parque infantil.

Durabilidade a longo-prazo das coberturas planas invertidas

Comparado com o custo de construção de coberturas planas, a construção de um telhado inclinado é mais cara. Se um telhado inclinado não for construído de forma rigorosa pode trazer custos elevados. No entanto, a durabilidade das coberturas planas depende principalmente da qualidade da impermeabilização e do seu design. Mesmo uma camada de impermeabilização de alta qualidade, se instalada na superfície exterior da cobertura, como consequência da exposição ao sol, vento e chuva, eventualmente fissurará e a cobertura começará a ter infiltrações. Uma cobertura plana invertida, pelo contrário, pode garantir protecção ideal contra infiltrações durante toda a vida útil do edifício. Utilizando uma camada de poliestireno extrudido liso de apenas 6 cm de espessura acima da impermeabilização e terminando com uma camada de seixo simples os custos de implementação não aumentarão excessivamente.

Adicionando valor à sua casa

Uma cobertura plana na sua garagem melhora a sua casa e acrescenta-lhe valor, já para não falar no aumento de área. Com o tempo, pode transformar a sua cobertura de garagem num pequeno terraço e, se a planta de sua casa o permitir, pode mesmo conectar directamente seu espaço interior com o tecto da garagem, adicionando assim uma nova dimensão à sua casa. Esta é apenas uma das muitas opções de redesenhar a sua extensão de cobertura. Que tal uma pequena horta para quem gosta do contacto com a natureza? Algum espaço de ioga? Um mini cinema ao ar livre? Você está limitado apenas à sua própria imaginação.

document Passos para uma cobertura resistente numa casa aconchegante

Guia Rápido
Passos para uma cobertura durável numa casa aconchegante

Descarregue o documento