Quando decide alugar ou comprar uma casa, você fica animado com a nova etapa da sua vida… Reorganiza todas as suas coisas e até os móveis e roupas antigos ganham nova vida numa casa nova.
Quando finalmente está instalado e quer aproveitar o seu novo espaço, às vezes algo de errado acontece e o pesadelo começa…
Aparentemente são pequenos problemas e geralmente são consequência de um mau projecto ou construção. Podem ser problemas muito diferentes, desde pequenas fissuras a graves problemas de condensação.
Muitas vezes, em edifícios antigos, construídos antes dos anos 90, não existe isolamento térmico
na envolvente e sabe-se, que na altura, alguns construtores usavam isolamento térmico apenas em determinadas zonas do edifício como telhados ou paredes, e não se preocupavam com os pontos críticos como pilares, vigas ou janelas.
As paredes duplas eram construídas com tijolos cerâmicos duplos e uma câmara-de-ar, geralmente, sem isolamento térmico. As coberturas (geralmente, telhados inclinados) eram construídas numa estrutura de madeira que suportava as telhas cerâmicas e não existia qualquer isolamento. Como consequência os edifícios eram desconfortáveis, consumidores de muita energia, pouco eficientes em termos energéticos e propensos a desenvolver patologias graves, como humidades e mofo.
A condensação é uma das principais causas do aparecimento de humidade e bolor.
A condensação é uma das principais causas do aparecimento de humidade e bolor, porque a temperatura da superfície interior do elemento é muito fria em comparação com a temperatura ambiente. E a temperatura da superfície interior é muito fria porque o elemento construtivo não está isolado ou está mal.
Isso geralmente ocorre nas paredes exteriores, junto às janelas e nas zonas onde existe humidade considerável no ar, como casas de banho, cozinhas e quartos pequenos.
Actividades como secar roupa, cozinhar e tomar banho introduzem água adicional na atmosfera, e sem ventilação e isolamento adequados, o risco de condensação aumenta.
Esse tipo de problema começa por aparecer em pontos críticos, como as pontes térmicas.
Uma ponte térmica é uma zona da construção do edifício que tem capacidade de transferir calor significativamente maior do que as zonas circundantes. Isto acontece devido a uma descontinuidade dos materiais que constituem essa zona. E estas pontes térmicas acontecem tipicamente onde há uma quebra no isolamento, menos isolamento ou o isolamento é penetrado por um elemento com uma maior condutividade térmica.
À medida que a legislação se torna mais rigorosa e há maior consciencialização da necessidade de poupar energia e os níveis de isolamento aumentam em todos os elementos do edifício (paredes, telhados e pavimentos).
Por outro lado quanto mais isolados estão os edifícios maior a importância das pontes térmicas.
Vários estudos mostram que as pontes térmicas podem ser responsáveis por até 30% da perda de calor de uma casa, e a sua superfície, por não estar isolada tem uma temperatura muito inferior à ambiente.Portanto, elas são responsáveis por grandes perdas de calor, mas também por aumentar o risco de crescimento de mofo e promover o desenvolvimento de alergénios, que podem ter implicações significativas para a saúde. Bolores produzem alergénios (substâncias que podem causar uma reacção alérgica), irritantes e até substâncias tóxicas. Inalar ou tocar esporos de fungos pode causar uma reacção alérgica, como espirros, nariz a pingar, olhos vermelhos e erupções cutâneas. Os bolores e mofos podem ainda causar ataques de asma e outras doenças respiratórias.
Consegue imaginar quantos milhões de euros são gastos em doenças alérgicas? As pessoas passam muitas horas dentro dos edifícios, principalmente nas grandes cidades… Trabalham o dia todo em ambientes fechados, dormem em espaços apertados e sob ar condicionado, sem ventilação ou ventilação insuficiente. A qualidade do ar interior é algo com que temos que nos preocupar de forma muito real.
Não quer respirar de forma saudável? Construindo de forma saudável e usando o edifício de forma saudável, isso é possível.Usar os materiais correctos, na posição correcta e aplicados por um profissional evitará anos de desconforto, perdas de energia e acima de tudo, problemas de saúde.
Consulte especialistas para ajudá-lo a resolver as pontes térmicas da sua casa e eventuais problemas de condensação e mofo.