Há um provérbio italiano que diz “O homem que descobriu o vinho ou está no céu ou lá muito perto”. No entanto, é à cave que devemos estar gratos pelo prazer de apreciarmos grandes vinhos alguns deles muito antigos, ainda hoje.
Devido à temperatura praticamente constante abaixo do solo, as adegas são definitivamente o paraíso dos vinicultores e enólogos para armazenar, amadurecer e envelhecer o seu líquido nobre. Mas não é apenas vinho que é armazenado em caves.
Antes da invenção da electricidade e depois dos equipamentos de arrefecimento e refrigeração, as caves eram usadas para armazenar alimentos e produtos frescos que de outra forma não estariam disponíveis no inverno ou em períodos frios. A sobrevivência no inverno dependia de uma boa colheita e da possibilidade de armazenar a produção. Mas a pergunta que se impõe é:
O papel da cave ainda é hoje importante? Ainda faz sentido construir caves ou adegas?
Com a electricidade, os supermercados e todos os novos equipamentos a importância das adegas rapidamente entrou em declínio.
Nas cidades, o espaço e a sua eficiente utilização é agora a regra pois fazer extensões e adicionar pisos extra ao edifício, ou mesmo adquirir uma propriedade é agora, significativamente, mais difícil e requer grandes investimentos. Rapidamente, as caves existentes se transformaram em novos espaços com diferentes utilizações e zonas habitacionais, aumentando assim o espaço útil. Mas com isto, as populações depararam-se com um novo problema que virou a ideia da utilização de uma cave de pernas para o ar.
Em contacto directo com o solo adjacente e exposto à humidade e formação de bolor, as adegas ou caves, como espaços residenciais, são perigosos para a nossa saúde. Por isso a primeira coisa a fazer para assegurar um aceitável padrão de conforto no interior destes espaços é torná-los secos. Assim, para prevenir a penetração da humidade na cave do edifício começaram a utilizar-se barreiras ao vapor, impermeabilizações e sistemas de drenagem.
Simultaneamente, uma crescente necessidade de projectos bem elaborados e de alta qualidade emergiu, aumentando significativamente o custo inicial de investimento da renovação de uma cave.
Hoje, podemos de forma legítima questionar-nos sobre o papel actual destes espaços.
Por outro lado, a aquisição de espaço habitacional adicional em edifícios existentes com caves parece justificável. Contudo, não podemos evitar examinar quais são os benefícios de construir edifícios novos com caves e se o custo de construção de uma cave é ou não importante.
Mas antes de responder a estas questões, temos que nos debater sobre 4 pontos essenciais sobre a construção de uma cave. Vejamos:
1. Precisamos de espaço adicional enterrado?
Como já foi referido, a construção de uma cave é uma excelente oportunidade para aumentar a área residencial de um edifício, especialmente se a área é limitada e se as autoridades não permitem a construção acima de determinada altura. Com uma cave é possível ganhar espaço útil adicional abaixo do solo. Uma cave pode tornar-se um escritório, uma sala de brincadeiras, um cinema, um pequeno ginásio ou o que realmente precisar. Também pode utilizar este espaço para colocar instalações, como o ar condicionado, uma caldeira, ou até, se não tiver estacionamento no exterior do seu edifício, uma garagem.
2. Usar a temperatura constante do solo para aquecer e arrefecer
Como a temperatura da cave não é influenciada por factores externos, mas apenas pelo solo circundante, as condições de temperatura na cave são praticamente constantes. Isto significa que a pode utilizar para guardar vinho, alguns alimentos e produtos sensíveis à luz de forma segura.
A temperatura constante do ar da cave, com a ajuda de bombas de ar, pode ajudar a arrefecer espaços sobreaquecidos no verão sem precisar de recorrer ao ar condicionado. No inverno, o ar mais quente da cave pode ajudar a pré-aquecer o seu espaço habitacional.
3. CaracterÍSticas do solo e água subterrânea
As caves não podem ser construídas em qualquer lugar. Devido aos custos adicionais para a preparação do terreno, os locais pantanosos ou inclinados não são tão adequados para a construção de caves. O mesmo se aplica se o terreno em que planeia construir o seu edifício tiver um elevado nível freático. Nestas condições, e para evitar problemas, é melhor construir edifícios sem caves.
4. Elevados custos de construção
A maior desvantagem da construção de uma cave é certamente o seu elevado custo. A implementação de uma cave requer mais trabalho de escavação, mais quantidade de betão para formar as paredes, e em seguida uma protecção contra a humidade e água. E se este espaço for para habitar esta protecção deve ser especialmente rigorosa. Todos estes trabalhos podem aumentar muito o custo de construção deste espaço. Além disso, a escavação da cave tem necessariamente que ter espaço suficiente em redor, uma vez que é necessário proteger a parede do lado de fora. Assim, deve ser escavado um espaço maior do que o tamanho final da cave, o que encarece significativamente os trabalhos e nem sempre é possível.
A decisão sobre a construção ou não de uma cave no seu edifício, depende em grande parte da sua decisão, excepto se por questões técnicas tal não for possível, como por exemplo devido ao tipo de solo ou localização. Assim, deverá analisar bem este investimento e confirmar que este espaço será verdadeiramente útil e não se transformará num armazém de lixo no futuro.
Uma decisão ponderada deve incluir toda a informação, nomeadamente técnica e económica, contudo uma abordagem pensada e um projecto bem desenvolvido podem levar a um edifício sustentável e energicamente eficiente.